terça-feira, 21 de outubro de 2014

O que fizemos em 2014

EVENTOS E AÇÕES

* SEMANA DA MULHER - 6 e 7 de MARÇO
A comemoração em homenagem ao dia da mulher foi repleta de atividades, tais como:

Oficinas e Palestras para estudantes dos cursos Técnicos em Segurança do Trabalho, Enfermagem, Administração e Contabilidade, com o tema: Empoderamento feminino.











Relato de Experiências de Mulheres Empoderadas (Funcionárias e Alunas)
















I Simpósio de Gênero e Educação Profissional: Empoderamento feminino.
O GEGES organizou entre os dias 8 e 31 de março de 2014 o I Simpósio em Gênero e Educação Profissional, cujo tema central foi o "Empoderamento Feminino".






* SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA


OUTUBRO ROSA - Campanha de Prevenção Contra o Câncer - Fizemos uma sensibilização com estudantes, funcionários(as) e comunidade para cortarem os cabelos, no intuito de doar para a confecção de perucas às pessoas com câncer.



Mostra Fotográfica: No evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Grupo GEGES organizou uma exposição fotográfica, mostrando as mulheres empoderadas do Centro de Educação Profissional Sebastião de Siqueira - CEPSS.

Exposição de Quadros: Vinculado ao tema da Semana Nacional de ciência e Tecnologia de 2014 "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social", o Grupo GEGES convidou mulheres artistas goianas para exporem suas pinturas em tela sob o tema: "A Arte na Promoção do Desenvolvimento Social: tendências e novas tecnologias".




Produção de Folder - Esta ação teve o intuito de sensibilizar mulheres à conquistarem seu espaço no mercado de trabalho, por meio de cursos de qualificação profissional. O tema foi: Mulheres Empreendedoras: retorno à escolarização e a busca pela qualificação profissional.



Stand "Saúde Preventiva" - Este Stand foi organizado juntamente com os(as) estudantes do Curso Técnico em Enfermagem, com o objetivo de atender e informar mulheres e homens sobre sua saúde.














* PALESTRAS E FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES(AS) E ALUNOS(AS).

Palestra: Empreendedorismo Feminino e Gestão de Negócios.


Formação Continuada: Mesa Redonda com o tema "Educação Profissional e a Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais".


Palestra e Conclusão de Mestrado: A pesquisadora e integrante do Grupo GEGES, Patrícia Fernandes de Oliveira concluiu o Mestrado em Direitos Humanos cuja temática foi "Pensar Direitos Humanos na Perspectiva de Gênero: limites e possibilidades na Educação Profissional em Goiás". Na Semana de Ciência e Tecnologia a Professora Patrícia proferiu uma palestra, no intuito de divulgar a dissertação de mestrado em Direitos Humanos concluída na Universidade Federal de Goiás (UFG), em que a temática gênero se fez presente.

Palestra: A convite da Profª Marisa Damas Vieira, coordenadora do Grupo de Estudos em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás - UFG, as integrantes do Grupo GEGES, Maria José do Nascimento (coordenadora do grupo) e Patrícia Fernandes de Oliveira (pesquisadora do grupo), ministraram uma palestra aos/às alunos/as do Grupo de Estudos em Direitos Humanos, abordando o seguinte tema - "Empoderamento Feminino: possibilidades de discussão na Educação Profissional em Goiás".





* PUBLICAÇÕES

Em 2014 o Grupo GEGES trabalhou para concretizar duas publicações de peso:

- Publicação do Livro "Educação Profissional: várias vozes e uma história em construção II".
- Publicação do Anais do I Simpósio de Gênero e Educação Profissional: Empoderamento Feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário